Você já conhece a Certificação EDGE?

21/07/2021


A Certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é uma certificação para edifícios sustentáveis, criada pelo IFC, membro do Grupo do Banco Mundial, é focada em países emergentes, e tem ganho bastante força aqui no Brasil.

 

De modo geral, as certificações ambientais já existentes e mais conhecidas como a LEED acabam sendo muito burocráticas e até mesmo caras, limitando seu acesso à projetos que possuam maior recurso financeiro. Neste sentido, a Certificação EDGE foi criada pelo banco mundial com o objetivo de democratizar e incentivar a sustentabilidade em empreendimentos mais populares.

 

O sistema Edge está presente em mais de 170 países e possui 6 tipologias de projeto: os residenciais, hospitais, edifícios de escritório, edifícios educacionais ou escolares, comércio e os hotéis. No Brasil há 3 entidades certificadoras aprovadas pelo EDGE: O Green Building Council of South Africa, o Sintali-SGS e o Green Business Certification Inc. (GBCI).

 

Diferentemente da certificação LEED, que leva em consideração diversos fatores, o sistema EDGE simplifica o processo ao focar em apenas em três principais categorias responsáveis por causar maior impacto ambiental na construção civil:

 

- Consumo de Energia;

- Consumo de Água;

- Energia Incorporada nos Materiais utilizados.

 

O sistema também eliminou a necessidade de realizar as simulações de desempenho. Neste caso, o cálculo do desempenho nas três categorias avaliadas pode ser realizado diretamente no aplicativo do EDGE. Nele é possível imputar todos os dados relativos ao projeto e em tempo real o sistema faz o cálculo e mostra como cada estratégia adotada impacta o consumo de água, energia e a energia incorporada nos materiais utilizados. Alguns dos dados que devem ser inserido na plataforma são, por exemplo: à orientação solar de vidro, materiais de cobertura e fachada, especificação de luminárias, desempenho de sistemas de ar condicionado e assim por diante.

 

 

Como referência, ao contrário do sistema LEED que usa normas norte-americanas de desempenho energético e hídrico das edificações, o EDGE usa referências de desempenho locais e nacionais o que torna o processo muito mais simples, inteligente e condizente com a realidade brasileira.

 

Há três opções de níveis que podem ser obtidos para a Certificação EDGE. Para se obter o Nível 1, o mais básico, é necessário no mínimo 20% de redução em cada um dos três requisitos: 20% menos de energia, 20% melhor em consumo de água e 20% a menos de energia incorporada nos materiais. Já para o Nível 2, além dos 20% de redução no consumo de água e de energia incorporada nos materiais, é necessário obter 40% ou mais de economia em energia local. Por fim, para se obter o Nível 3 o projeto deve ser Zero Carbon, ou seja deve haver 100% de uso de energias renováveis no local ou fora do local, ou compensação de carbono adquirida para alcançar 100%. Sendo que todo o uso de energia deve ser contabilizado, incluindo diesel e GLP.

 

Empreendimentos certificados EDGE contam ainda, em alguns casos, com o incentivo fiscal. Em Salvador (BA), por exemplo, o empreendedor que quiser investir no EDGE consegue redução no valor do IPTU por conta de uma legislação conhecida como “IPTU VERDE”. Outro exemplo, é o banco Itaú que lançou uma linha nova de financiamento com taxas de juros menores para clientes (construtoras e incorporadoras) que queiram obter a Certificação EDGE em seus empreendimentos.

 

Referências:

https://edgebuildings.com/certify/?lang=pt-pt&lang=pt-pt

https://www.itau.com.br/sustentabilidade/Download.aspx?Arquivo=VBVipz2XZFQ88Duo0gxaJA==

https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/06/10/itau-reduz-taxa-para-construcao-verde.ghtml

https://ca-2.com/certificacao-edge-para-greenbuildings/?utm_source=google&utm_medium=ads&utm_campaign=certificacao_edge&gclid=CjwKCAjwoZWHBhBgEiwAiMN66QxicXkanY1zzUfyvOi0hAIXioXqEWw76HDRU_ZyOuRxJGu4PEP8ERoCK88QAvD_BwE

ÁREAS DE ATUAÇÃO

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Licenciamento ambiental, resíduos sólidos, acompanhamento de obras, inventário de emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

SUSTENTABILIDADE

Desenvolvemos projetos de engenharia com o objetivo de alcançar eficiência produtivas resultando em benefícios econômicos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades da Forte Desenvolvimento Sustentável.


21/07/2021
Você já conhece a Certificação EDGE?
ler mais
16/06/2021
O que muda com a nova lei sancionada no dia 10 de junho de 2021, que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná - PERS/PR ?
ler mais
16/05/2021
Usinas Hidrelétricas (CGHs, PCHs e UHEs)
ler mais
19/03/2021
O que mudou no Regimento do PBQP – H com a Nova Portaria N° 75
ler mais
06/11/2020
PCH BEDIM
ler mais
24/09/2020
Novas regras de Licenciamento Ambiental no Estado do Paraná Resolução CEMA nº 107/2020
ler mais

VER MAIS NOTÍCIAS

CURITIBA
41 3586.0946 | 41 99226.1185
R. Grã Nicco, 113 bloco 4 sala 201 - Mossungue Curitiba - PR, 81200-200


PONTA GROSSA
42 3025.3265
Rua Riachuelo, 628 sala B – CEP 84010-230

 

FALE CONOSCO
Forte Soluções Ambientais © 2019 - Todos os direitos reservados.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB